Páginas

quarta-feira, 9 de novembro de 2011


Pregação tema – Libertos para Servir
Caríssimos,
Somos chamados hoje, a refletir sobre o tema: “libertos para servir” são apenas duas palavras, mas que representam muito em nossa caminhada cristã e são, à síntese de nossa relação com Deus.
                Deus porque nos ama, nos liberta e nós, porque amamos a Deus, o servimos de todo o coração, é uma via de mão dupla, é uma relação de amor entre pai e filho, como vemos na parábola do filho pródigo ( Lucas 15,11-32).
                Em Genesis cap. 1 a palavra diz que Deus nos criou a sua imagem e semelhança e nos deu dignidade de filho, toda a criação foi submetida a nós, teoricamente, não haveria mais nada a desejarmos afinal tínhamos tudo, só faltava uma “maçã” e nós fomos capazes de trocar tudo por uma insignificante “maçã”
                É desta estupidez que Deus quer nos libertar. Como é possível alguém em sã consciência trocar tudo por nada, é difícil acreditar mais é isto que acontece com cada um de nós, todos os dias somos tentados a trocar a graça de Deus por miseras “maças” que o mundo a todo o momento nos oferece.
                É neste contexto de caos que Deus em sua infinita misericórdia e amor vendo o ser humano perdido, envia seu Filho Único ao mundo para derrotar o mal e nos libertar de todo pecado.
                Teoricamente, todo ser humano está livre a partir do momento em que na cruz, Jesus derrama todo seu sangue redentor para salvar a humanidade, na prática o que resta é, fazer a experiência de ser banhado por este sangue libertador, e sentirmos a abundância deste amor de Deus em Jesus por cada um de nós.
                É por isso que estamos aqui, e participamos deste seminário, é por isso que a RCC existe, para levar ao ser humano a experiência do amor libertador de Deus.
Jesus é a verdade que liberta, diz o evangelho de São João 8, 32-36 (ler), em outra passagem do evangelho Jesus disse: -Eu sou o Caminho e Verdade e a Vida. (João 14,6)
É esta a graça que Jesus quer nos devolver a graça de termos a direção para caminhar, na verdade, com vida plena rumo à vida de Deus.
               Quando fazemos esta experiência então estamos libertos de toda ilusão deste mundo, isto é libertação, é ser livre dos apegos deste mundo e do egoísmo que nos fecha em nós mesmos, é ter visão, visão do mundo real e do mundo ideal ao qual Deus sonhou para todos nós.
Agora eu pergunto?
                Existe uma distância entre o mundo real e o mundo ideal? Como é possível diminuir está distância? Quem deve agir para que isto aconteça?
                Estas são perguntas que devemos responder para nós mesmos, e toda pessoa liberta por Jesus tem as respostas.
                Como no início dissemos que as duas palavras do tema de hoje “libertos para servir” reflete uma relação entre Deus e o homem, podemos perceber que por enquanto falamos somente da atribuição de Deus nesta relação que é libertar seu povo.
                Agora precisamos falar da nossa parte que é Servir a este Deus, por isso tomemos a palavra em Romanos 6, 18 e 22ª que diz que somos libertos para servir em Justiça e Santidade. Esta deve ser a nossa parte nesta relação de amor com Deus.
Deus nos ama libertando-nos e nós o amamos servindo-o, isto é tão sério que quem não serve quem não se coloca a serviço do Senhor para instaurar seu Reino aqui na terra e não coloca seus dons a serviço do irmão não está liberto, não vive a liberdade de filho de Deus. Existe até um ditado que diz:- Quem não vive para servir não serve para viver, é forte mais faz sentido.
Você pode se perguntar como Maria perguntou ao anjo:- como se dará isso, pois não conheço homem? (Lucas 1,34). Como vou servir? não sei como, nem o que fazer, mais da mesma forma que o anjo disse a Maria eu lhe digo:
- O Espírito Santo virá sobre ti...
Maria sem conhecer todo plano disse: -Eis aqui a serva do Senhor faça-se em mim a sua palavra e mais, disse aos serventes nas bodas de Canaã: - Fazei tudo o que Ele vos disser portanto, para sermos servos bastas ouvirmos a vós de Jesus através da sua palavra.
A palavra de Deus diz:- Deus escolhe os fracos para confundir os fortes, e hoje Deus chama você a servir com aquilo que você tem de melhor, cada um tem um dom, um talento em especial que se colocado a serviço de Deus será de grande importância no plano de salvação que Ele tem para a humanidade e quer contar com você.
Fazem mais de 2000 anos que Jesus se deu na cruz para nos salvar e se estamos aqui, é por que muitos se dispuseram a servir. Façamos o mesmo para que a igreja de Deus continue a anunciar e proclamar a palavra e o amor de Deus a toda a humanidade, Nunca a igreja precisou tanto de servos, pense nisso, o próprio Jesus disse: - “Eu não vim para ser servido, mas para servir” (Mateus 20,28). Ame a Deus, Sirva!                                                        
Amém!

Adilson Aparecido Domingues
Ministério de Fé e Politica
RCC - Araçoiaba da Serra